Oscar Niemeyer foi um renomado arquiteto brasileiro, conhecido por suas obras icônicas e seu estilo modernista. Algumas de suas frases famosas são:

  1. “A curva é o caminho que a natureza escolheu para nos ensinar a não sermos retos.”
  2. “A arquitetura não é uma simples questão de criar algo bonito, mas de moldar o espaço de forma que as pessoas possam viver e trabalhar melhor.”
  3. “Minha preocupação sempre foi criar espaços para as pessoas, lugares onde elas se sintam bem e possam viver com dignidade.”
  4. “A arquitetura é uma profissão difícil. É preciso estar sempre em busca de novas soluções, de novas formas de ver o mundo.”
  5. “Não há regras na arquitetura, exceto uma: manter o edifício de pé.”
  6. “Forma segue a função, mas a forma também deve seguir a beleza.”
  7. “O importante na arquitetura é a emoção que ela desperta nas pessoas.”
  8. “Não é o ângulo reto que me atrai. Nem a linha reta, dura, inflexível criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro no curso sinuoso dos nossos rios, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.”
  9. “A beleza é fundamental. Ela não é um luxo, mas uma necessidade do espírito humano.”
  10. “Arquitetura é invenção, mas é também tradição. É preciso conhecer a história da arquitetura para poder inovar.”

Veja as 10 obras mais famosas de Oscar Niemeier

  1. O Conjunto Arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte, Minas Gerais, que inclui o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile, a Igreja de São Francisco de Assis e o Iate Tênis Clube.
  2. O Edifício Copan em São Paulo, um dos mais emblemáticos edifícios da cidade, com suas curvas sinuosas e sua extensão de mais de 1 km.
  3. O Palácio do Planalto em Brasília, que abriga a Presidência da República.
  4. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, no Rio de Janeiro, com sua arquitetura futurista e vista panorâmica para a Baía de Guanabara.
  5. O Parque do Ibirapuera em São Paulo, um dos maiores e mais importantes parques urbanos do mundo, que inclui várias construções projetadas por Niemeyer, como o Auditório do Ibirapuera e o Pavilhão da Bienal.
  6. A Universidade de Constantine em Argélia, um campus universitário com arquitetura moderna e inovadora.
  7. O Memorial da América Latina em São Paulo, um espaço cultural e político com monumentos e espaços para exposições e eventos.
  8. O Teatro Popular de Niterói, com sua forma arrojada em concreto armado.
  9. O Conjunto Habitacional Pedregulho no Rio de Janeiro, uma das primeiras obras do arquiteto, que se tornou um modelo para a habitação social no Brasil.
  10. A Catedral de Brasília, com sua arquitetura moderna e arrojada, que se tornou um dos símbolos da capital brasileira.